Libertando-se da Motivação

Aprenda como não depender da motivação e fazer as coisas mesmo com preguiça

Julio Sergio
4 min readJan 29, 2023
Mulher escalando montanha.

Todos nós já experimentamos a sensação de querer fazer algo, mas não ter a motivação para fazê-lo. E a solução é simples: não dependa da motivação e faça as coisas, mesmo com preguiça! Ok, não é tão simples, mas com as estratégias certas, pode ser muito mais fácil.

Tenha Consequências

Uma estratégia eficaz é ter uma consequência se você deixar de fazer uma tarefa. Melhor ainda se a consequência envolver outra pessoa. Se você precisa estudar agora, mas acha que não está perdendo nada estudando amanhã em vez disso, por que estudar agora?

Ter a consequência relacionada a outra pessoa adiciona uma camada de responsabilidade para você e dificulta ignorá-la. Por exemplo, se você diz “se eu não me exercitar, eu não vou comer pizza por um ano”, você vai ter que não comer se não se exercitar, e precisará ter muito autocontrole para realmente cumprir sua palavra. O exemplo seguinte mostra por que envolver outras pessoas é melhor.

Exemplo pessoal: recentemente fiz uma aposta com minha namorada de que se eu não estudar todos os dias da semana, no final de semana eu vou deixá-la me irritar de qualquer maneira que ela quiser, sem poder me queixar. Então, sempre que eu digo a ela que estou com preguiça e não quero estudar, ela me lembra da nossa aposta, e eu faço o que tenho que fazer. Dessa forma, ela é responsável pela coisa ruim que vai acontecer, não eu, e (obviamente) ela fica muito feliz em me ajudar me irritando.

Comece Pequeno

Isso é meio óbvio para algumas pessoas, mas ainda assim acho que é necessário dizer: toda vez que você quiser começar um novo hábito, comece com pequenas ações, mesmo se você achar que pode fazer coisas maiores. Somente se você tiver certeza que a tarefa é fácil demais que você pode avançar e fazer coisas mais difíceis. É fácil subestimar nossa capacidade de fazer algo antes de realmente fazê-lo, e se você exagerar e não conseguir executar uma tarefa, ficará desanimado, se achando burro ou incapaz, quando isso não é verdade.

Exemplo pessoal: No ano passado, eu estava tentando usar um pouco do meu tempo livre para estudar coisas novas, mas comecei tentando estudar três horas por dia todos os dias, mas nem sequer estudar no meu tempo livre eu estava acostumado, então três horas era muito, e quando entendi isso tentei estudar meia hora por dia, e consegui fazer isso!

Planejamento e autoconhecimento

Eu sei que para algumas pessoas planejamento pode ser chato, mas ele é essencial. Quanto mais você planejar, mais fácil vai ser, por exemplo, quando você precisa fazer algo novo, é muito mais difícil fazer essa tarefa se você não sabe como, quando nem aonde vai fazê-la.

Conhecer a si mesmo também é essencial, porque, por exemplo, se você tem o dia todo livre para estudar e sabe que é mais produtivo pela manhã, por que estudaria à noite? Demandaria muito mais motivação para estudar à noite, e você precisa depender o mínimo possível da sua motivação.

Exemplo pessoal: Quando tentei estudar no meu tempo livre, decidi estudar após voltar da academia, porque eu estava bastante ocupado antes desse horário e sei que o YouTube é meu ponto fraco, e se eu começar a assistir vídeos não vou parar, então quando chegava em casa depois da academia, eu descansava deitando na minha cama por dez minutos sem meu celular nem nada, depois eu estudaria e somente depois, como recompensa, assistiria vídeos do YouTube ou qualquer outra coisa que quisesse fazer.

Não confie na sua memória

Isso é mais um conselho pessoal do que uma estratégia. Minha memória é horrível, eu esqueço coisas importantes o tempo todo. Então, como eu consigo fazer o que tenho que fazer? Eu anoto tudo. Como eu disse antes, conheça a si mesmo. Se você souber que não vai lembrar algo importante, anote isso imediatamente.

Para esse tópico, eu tenho um monte de exemplos pessoais, mas este artigo em si é um deles, na verdade. Uma das razões pelas quais escrevo artigos é ter um lugar com tudo o que aprendi, então se estiver fazendo algo errado, posso vir aqui e verificar se esqueci algo.

Observações importantes

Lembre-se de que isso é baseado principalmente na minha experiência pessoal, e que há muitas razões pelas quais você pode falhar em fazer algo. Para ajudá-lo, aqui estão algumas possíveis razões:

  • Dormir muito pouco
  • Não ter objetivos bem definidos
  • Ter objetivos irreais
  • Falta de foco
  • Medo de fracassar
  • Problemas pessoais (como problemas financeiros ou de saúde)

Eu não foquei muito nessas razões por que queria me concentrar no que eu sei melhor, mas identificar o problema é sempre o primeiro passo. Espero ter te ajudado, mesmo que só um pouco. Se consegui, me siga para acompanhar meu conteúdo.

Por último, se você sofre de depressão ou outro transtorno mental, ou se tudo o que você tentou não funcionou, eu sugiro procurar ajuda profissional. É o que fiz, e não é sinal de fraqueza, é sinal de força.

--

--

Julio Sergio

I'm a web developer who posts about the things I learn.